quarta-feira, 5 de junho de 2019

A oração incessante

"Quando o Espírito vem fazer morada em alguém, a pessoa 
não consegue parar de orar, pois o Espírito ora nela sem cessar. 
Não importa se ela está dormindo ou acordada, 
a oração é ativa em seu coração o tempo todo. 
Comendo ou bebendo, descansando ou trabalhando, 
o incenso da oração ascende espontaneamente de seu coração. 
O mais insignificante movimento de seu coração 
é como uma voz que canta em silêncio e em secreto ao Invisível". 
- Isaque, o Sírio.

O irmão Lourenço diz: "Não há no mundo um modo de viver mais agradável e pleno que o diálogo contínuo com Deus". Juliana de Norwich é bem direta: "A oração une a alma a Deus". Calisto, sacro escritor bizantino, ensina: "A oração incessante consiste numa incessante invocação do nome de Deus".
Talvez esse estilo de vida lhe pareça impossível ou você nem mesmo o deseje. A vida em si já é bastante complicada. Além do mais, parece algo incrivelmente dificultoso. Ninguém consegue pensar em Deus o tempo todo.
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A expectativa de Deus não é que você mergulhe de imediato no oceano da comunhão constante e fique nadando de um continente para outro. Aprofundamo-nos nessas águas por meio de um processo compreensível e prático que envolve experiências de vida... a intimidade só pode ser desenvolvida pela regularidade.
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"Orem sempre", ordena o apóstolo Paulo (1)... Jesus contou algumas parábolas sobre o tema da oração para mostrar que devemos"orar sempre e nunca desanimar" (2)
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Vivemos ofegantes em meio a intermináveis afazeres, com a mente dispersa e o coração inquieto. Sentimo-nos exaustos, ansiosos, sem ânimo. Temos dificuldades para nos manter concentrados numa única coisa. Somos gente distraída.
A oração incessante tem meios de articular a paz em meio ao caos, e começamos a experimentar um pouco da paciência cósmica de Deus. Nossas atividades fragmentárias começam a se consolidar em torno de um novo centro de referência. Então, experimentamos paz, estabilidade, serenidade e constância na orientação para a vida.
No entanto, isso não acontece de maneira automática. Devemos desejar essa condição, e desejá-la com paixão ardente. 
... os cristãos desenvolveram duas formas fundamentais de oração incessante.Uma delas é mais formal e litúrgica; a outra, é mais coloquial e espontânea. A primeira teve origem na tradição hesicasta do cristianismo oriental, e é geralmente chamada de oração aspirativa ou oração do fôlego.(3) O conceito tem suas raízes nos salmos, em que uma frase repetida nos faz lembrar o salmo inteiro. Por exemplo: "Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces"(4). Como resultado, surgiu o conceito de uma petição breve e simples, que podia ser emitida de um só fôlego, daí o nome "oração aspirativa".
A mais famosa oração aspirativa é a oração citada por Jesus: "Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador".(5)
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Observe a brevidade de cada uma dessas orações - algumas não têm mais que dez sílabas. Observe também o sentido de proximidade e intimidade. Deus está envolvido de uma forma muito próxima, pessoal. Observe ainda como a pessoa que ora expressa dependência, docilidade, autenticidade - o oposto da autoconfiança.
Estamos pedindo a Deus que nos mostre sua vontade, seu caminho, sua verdade em relação àquilo de que necessitamos. 
... faça sua oração aspirativa sempre que for possível. Permita que Deus plante essa oração no mais profundo de seu ser.
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A segunda maior expressão da oração incessante está associada com aqueles que oram enquanto exercem sua profissão, como o irmão Lourenço e Frank Laubach. Seu método extremamente simples consiste em manter uma jubilosa consciência da presença de Deus durante as atividades do dia a dia, com orações sussurradas de adoração e louvor a fluir continuamento do coração. O irmão Lourenço, que se referia a si mesmo como "senhor de todas as panelas e frigideiras", cristalizou essa ideia em seu famoso comentário:
A hora do trabalho não difere da hora da oração. E, em meio ao vozerio e ao barulho de pratos em minha cozinha, enquanto várias pessoas pedem diversas coisas ao mesmo tempo, desfruto a intimidade com Deus num estado de grande tranquilidade, como se eu estivesse de joelhos recebendo o sacramento.
... essa vida de comunhão inquebrantável não é automática nem pode ser conseguida sem esforço. Isso não deve nos surpreender. Qualquer coisa que valha a pena demanda esforço...como tudo mais que entendemos estar envolvido no processo; um passo de cada vez.

(1)  Bíblia Sagrada: NTLH — Nova Tradução da Linguagem de Hoje. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2000. 1 Tessalonicenses 5:17.
(2) Idem. Lucas 18:1.
(3) As palavras "hesicasta" e "hesicasmo" provêm do termo grego que significa "tranquilidade", "paz". O hesicasmo é uma forma cristã de viver a vida espiritual, cujas raízes estão nos primeiros eremita, que fugiram para as regiões desérticas do Egito e da Síria, no século IV. No século XIV, houve um renascimento do hesicasmo entre os monges do monte Atos, e desde essa época o sistema está associado à ortodoxia oriental.
(4) Bíblia Sagrada: NTLH — Nova Tradução da Linguagem de Hoje. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2000. Salmo 139:1.
(5) Idem. Lucas 18:13.



Extraído de Foster, Richard. Oração: o refúgio da alma. São Paulo: Editora Vida, 2008, p.169-179.

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