quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Trechos do livro DISCIPULADO de Dietrich Bonhoeffer

"O ser humano só pode 'ser em Adão' ou 'ser em Cristo', isto é, 'ser' uma pessoa significa 'estar' em uma comunidade - e a única comunhão que oferece realização plena da pessoalidade é aquela 'em Cristo'. Em síntese, é na vida em comunhão da Igreja que o mundo encontra a verdadeira humanidade, e também a revelação da divindade em Cristo."


"A graça barata é graça como resto de estoque, perdão barateado, consolo barateado, sacramento barateado...é graça sem preço, sem custo. A essência da graça seria justamente esta: a fatura paga antecipadamente e para sempre. Se a fatura já está paga, pode-se obter tudo gratuitamente.
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A Igreja que segue esse tipo de doutrina da graça se vê automaticamente beneficiada por ela. Nessa Igreja, o mundo encontra cobertura barata para seus pecados, dos quais não se arrepende e, na verdade, não quer se libertar. Assim, a graça barata é a negação da Palavra viva de Deus, negação da encarnação da Palavra de Deus.
A graça barata, em vez de justificar o pecador, justifica o pecado. Desse modo, resolve tudo sozinha, nada precisa mudar e tudo pode permanecer como antes.
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Não é necessário, portanto, que o cristão seja um discípulo, mas que se conforte com a graça.
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A graça barata é a graça sem discipulado, é a graça sem cruz, é a graça sem Jesus Cristo vivo e encarnado.

A graça preciosa é o tesouro oculto no campo, pelo qual o ser humano vende feliz tudo que possui...é o chamado de Jesus Cristo, pelo qual o discípulo deixa suas redes para trás e o segue.
A graça preciosa é o evangelho que sempre se deve procurar, a dádiva que se deve pedir, a porta à qual se tem de bater.
Essa graça é preciosa porque chama ao discipulado; é graça porque chama ao discipulado de Jesus Cristo; é preciosa por custar a vida ao ser humano; é graça pois só assim dá vida ao ser humano; é preciosa porque condena o pecado; é graça porque justifica, perdoa o pecador. É preciosa sobretudo porque foi preciosa para Deus, porque lhe custou a vida de seu Filho - 'Porque fostes comprados por preço' (1 Co 6:20) - e portanto não pode ser barato para nós o que custou caro para Deus. É graça, sobretudo, porque Deus não considerou que seu próprio Filho custasse caro demais para pagar por nossa vida, e assim o deu por nós. A graça preciosa é a Encarnação de Deus.
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Chega até nós como o gracioso chamado ao discipulado de Jesus, como mensagem de perdão ao espírito angustiado e ao coração despedaçado. É preciosa porque submete o ser humano ao jugo do discipulado de Jesus Cristo; é graça porque Jesus afirma: 'Meu jugo é suave, e meu fardo é leve'. "

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