"O ser humano só pode 'ser em Adão' ou 'ser em Cristo', isto é, 'ser' uma pessoa significa 'estar' em uma comunidade - e a única comunhão que oferece realização plena da pessoalidade é aquela 'em Cristo'. Em síntese, é na vida em comunhão da Igreja que o mundo encontra a verdadeira humanidade, e também a revelação da divindade em Cristo."
"A graça barata é graça como resto de estoque, perdão barateado, consolo barateado, sacramento barateado...é graça sem preço, sem custo. A essência da graça seria justamente esta: a fatura paga antecipadamente e para sempre. Se a fatura já está paga, pode-se obter tudo gratuitamente.
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A Igreja que segue esse tipo de doutrina da graça se vê automaticamente beneficiada por ela. Nessa Igreja, o mundo encontra cobertura barata para seus pecados, dos quais não se arrepende e, na verdade, não quer se libertar. Assim, a graça barata é a negação da Palavra viva de Deus, negação da encarnação da Palavra de Deus.
A graça barata, em vez de justificar o pecador, justifica o pecado. Desse modo, resolve tudo sozinha, nada precisa mudar e tudo pode permanecer como antes.
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Não é necessário, portanto, que o cristão seja um discípulo, mas que se conforte com a graça.
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A graça barata é a graça sem discipulado, é a graça sem cruz, é a graça sem Jesus Cristo vivo e encarnado.
A graça preciosa é o tesouro oculto no campo, pelo qual o ser humano vende feliz tudo que possui...é o chamado de Jesus Cristo, pelo qual o discípulo deixa suas redes para trás e o segue.
A graça preciosa é o evangelho que sempre se deve procurar, a dádiva que se deve pedir, a porta à qual se tem de bater.
Essa graça é preciosa porque chama ao discipulado; é graça porque chama ao discipulado de Jesus Cristo; é preciosa por custar a vida ao ser humano; é graça pois só assim dá vida ao ser humano; é preciosa porque condena o pecado; é graça porque justifica, perdoa o pecador. É preciosa sobretudo porque foi preciosa para Deus, porque lhe custou a vida de seu Filho - 'Porque fostes comprados por preço' (1 Co 6:20) - e portanto não pode ser barato para nós o que custou caro para Deus. É graça, sobretudo, porque Deus não considerou que seu próprio Filho custasse caro demais para pagar por nossa vida, e assim o deu por nós. A graça preciosa é a Encarnação de Deus.
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Chega até nós como o gracioso chamado ao discipulado de Jesus, como mensagem de perdão ao espírito angustiado e ao coração despedaçado. É preciosa porque submete o ser humano ao jugo do discipulado de Jesus Cristo; é graça porque Jesus afirma: 'Meu jugo é suave, e meu fardo é leve'. "
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