Jesus responde ao pedido dos discípulos sobre a maneira de orar: "Quando vocês orarem, digam: “Pai,
que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o
teu Reino. Dá-nos cada dia o alimento que
precisamos. Perdoa os nossos pecados, pois nós também
perdoamos todos os que nos ofendem. E não deixes que sejamos
tentados.”(1) ... Essas palavras expressam, porém, a essência da
oração.
... Na oração, Deus não deve ser usado para que eu me sinta melhor, para que meus desejos sejam realizados, para que eu seja bem-sucedido. A oração gira em torno de Deus. Apenas quando Ele ocupa o centro é que posso encontrar o meu próprio centro. Em outras palavras, olhar para Deus faz de mim um ser humano.
... Por meio de Deus, o mundo deve se transformar, tornar-se mais íntegro. Quando Ele reina no mundo, neste dominam a justiça e a misericórdia; as pessoas prosperam, vivem em paz umas com as outras.
... "Porque o Reino de Deus está dentro de vocês"(2). Ele é interior; existe dentro de nossa alma: no espaço do silêncio que cada ser humano possui dentro de si. Muitas vezes esse espaço se encontra obstruído pelo barulho dos nossos pensamentos ou do mundo. A oração pretende nos levar até esse espaço do silêncio, onde Deus vive em nós, onde Ele reina. Nesse lugar nós estamos livres; as pessoas não têm poder sobre nós. Lá encontramos nossa verdadeira essência, entramos em contato com a imagem autêntica e original na qual Deus nos criou.
... A oração - segundo a compreensão de Lucas - pretende nos levar à libertação de nossas constantes avaliações e dúvidas se aquilo que fizemos foi bom o suficiente. Ao mesmo tempo, porém, a oração também deseja nos capacitar para a comunhão. Uma oração não é apenas algo exclusivamente privado; ela pretende nos capacitar a conviver bem uns com os outros.
... A oração nos ajuda a reconhecer qual é o sentido de nossa vida.
As palavras que Jesus ensina aos seus discípulos nos mostram como Ele entende a oração. É preciso falar com Deus como que um amigo ao qual podemos contar tudo. Ele não é um Deus distante e incompreensível, mas um Deus da proximidade, ao qual podemos nos dirigir como um amigo que não se importa quando o requisitamos. Também devemos falar a Deus como a um pai... que cuida de seus filhos e lhes dá aquilo de que necessitam.
... O que realmente precisamos para ter uma vida bem-sucedida é o Espírito Santo, que nos fortalece. Ele é a fonte da qual podemos beber sem que jamais se esgote. Ele nos transforma sempre mais, para que nos tornamos dia a dia mais semelhantes a Jesus.
(1) Bíblia Sagrada: NTLH — Nova Tradução da Linguagem de Hoje. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2000. Lucas 11:2-4.
(2) Idem. Lucas 17:21
Extraído de Grün, Anselm. Pequena escola de oração: sobre a vida e as práticas espirituais. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.
📷 Andréa Vieira (agosto,2019).