segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Na escola de oração de Jesus

Jesus responde ao pedido dos discípulos sobre a maneira de orar: "Quando vocês orarem, digam: “Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Dá-nos cada dia o alimento que precisamos. Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem. E não deixes que sejamos tentados.”(1) ... Essas palavras expressam, porém,  a essência da oração.
... Na oração, Deus não deve ser usado para que eu me sinta melhor, para que meus desejos sejam realizados, para que  eu seja bem-sucedido. A oração gira em torno de Deus. Apenas quando Ele ocupa o centro é que posso encontrar o meu próprio centro. Em outras palavras, olhar para Deus faz de mim um ser humano.
... Por meio de Deus, o mundo deve se transformar, tornar-se mais íntegro. Quando Ele reina no mundo, neste dominam a justiça e a misericórdia; as pessoas prosperam, vivem em paz umas com as outras.
... "Porque o Reino de Deus está dentro de vocês"(2).   Ele é interior; existe dentro de nossa alma: no espaço do silêncio que cada ser humano possui dentro de si. Muitas vezes esse espaço se encontra obstruído pelo barulho dos nossos pensamentos ou do mundo. A oração pretende nos levar até esse espaço do silêncio, onde Deus vive em nós, onde Ele reina. Nesse lugar nós estamos livres; as pessoas não têm poder sobre nós. Lá encontramos nossa verdadeira essência, entramos em contato com a imagem autêntica e original na qual Deus nos criou.
... A oração - segundo a compreensão de Lucas - pretende nos levar à libertação de nossas constantes avaliações e dúvidas se aquilo que fizemos foi bom o suficiente. Ao mesmo tempo, porém, a oração também deseja nos capacitar para a comunhão. Uma oração não é apenas algo exclusivamente privado; ela pretende nos capacitar a conviver bem uns com os outros.
... A oração nos ajuda a reconhecer qual é o sentido de nossa vida.
As palavras que Jesus ensina aos seus discípulos nos mostram como Ele entende a oração. É preciso falar com Deus como que um amigo ao qual podemos contar tudo. Ele não é um Deus distante e incompreensível, mas um Deus da proximidade, ao qual podemos nos dirigir como um amigo que não se importa quando o requisitamos. Também devemos falar a Deus como a um pai... que cuida de seus filhos e lhes dá aquilo de que necessitam. 
... O que realmente precisamos para ter uma vida bem-sucedida é o Espírito Santo, que nos fortalece. Ele é a fonte da qual podemos beber sem que jamais se esgote. Ele nos transforma sempre mais, para que nos tornamos dia a dia mais semelhantes a Jesus.


(1) Bíblia Sagrada: NTLH — Nova Tradução da Linguagem de Hoje. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2000. Lucas 11:2-4.
(2) Idem. Lucas 17:21



Extraído de Grün, Anselm. Pequena escola de oração: sobre a vida e as práticas espirituais. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.
📷 Andréa Vieira (agosto,2019).


quarta-feira, 11 de setembro de 2019

A afirmação do Evangelho

A declaração do evangelho é de que ele nos coloca em contato com a realidade - toda ela, não apenas uma parte. Ele nos coloca em contato com um Deus que cria, com as pessoas e com  o mundo que ele criou. Ele nos coloca em contato com um Cristo que redime e com as pessoas a quem ele ama. Ele nos coloca em contato com nossos sentimentos de esperança e de desespero, com nossos pensamentos de dúvida e de fé, com nossos atos de virtude e de vício. Ele nos coloca em contato com tudo, visível e invisível, certo e errado, bom e ruim. Ele nos coloca em contato e então nos treina nos caminhos maduros da vida.
Vivemos em um mundo onde as pessoas estão enlouquecendo. Temos um evangelho que nos liberta para pensar e, ao fazer isso, nos desenvolve rumo a uma sanidade rica e robusta. A sanidade do evangelho é uma de suas características mais atrativas. Pessoas que verdadeiramente vivem pela fé estão em contato com a realidade e se tornam visivelmente sãs.
Então Jesus disse para os que creram nele:— Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.(1)


(1) Bíblia Sagrada: NTLH — Nova Tradução da Linguagem de Hoje. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2000. João 8:31-32.

Extraído de Peterson, Eugene H. Um ano com Eugene Peterson: meditações diárias para uma vida centrada em Deus.Brasília, DF: Palavra, 2008. p.193-194.
📷 Andréa Vieira (agosto,2019). 


sábado, 7 de setembro de 2019

Poesia

As comunidades cristãs como um todo, devem redescobrir a poesia... poesia é discurso original. A palavra é criativa: ela traz à vida aquilo que não estava ali antes - percepção, relacionamento, crença. No silêncio do abismo, um som se forma: pessoas ouvem aquilo que não ouviram antes e são transformadas pelo som, de solidão em amor... As palavras criam. A palavra de Deus cria; nossas palavras podem participar da criação.
Jesus continuou: "Nós não estamos guardando segredos. Nós os estamos revelando; não estamos escondendo nada, mas tornando público". Vocês estão entendendo?(1)


 Uma faia(2) no inverno,
Complexidades brancas visíveis
Em oposição ao céu azul e repleto de nuvens
Carregam em seu vazio
Maturidade: seiva pronta para subir
Diante do aviso, os botões aprontam-se para brotar
Em folhas. E então, após uma estação
De verão, um som seco para lembrar
As promessas exuberantes cumpridas.
Vazio novamente em sábia pobreza
Que permite aos galhos esticados alcançar
Um milímetro a mais em direção ao céu,
O tronco se expande ainda mais levemente
 E empurra as raízes rumo à fundação
Firme, afortunado por estar sem folhas:
Lembrete temporário para conter-se. 

"Abençoados são vocês, que nada têm para oferecer. Quando vocês saem de cena, há mais de Deus e do seu governo".(3)

(1) Peterson, Eugene H. A Mensagem: Bíblia em Linguagem Contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2011. Marcos 4:22-23
(2) Faia é o nome comum dado a diversas espécies de árvores. As nativas do continente europeu, podem atingir cerca de 40 metros de altura e trocos possantes.
(3) Peterson, Eugene H. A Mensagem: Bíblia em Linguagem Contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2011. Mateus 5:3 

Extraído de Peterson, Eugene H. Um ano com Eugene Peterson: meditações diárias para uma vida centrada em Deus.Brasília, DF: Palavra, 2008. p.193-194.
📷 Andréa Vieira (agosto,2019).